No Dia Mundial da Água, DAE debate regulação do saneamento

Publicada em 22/03/2024 às 14:56

O Auditório Planeta Água, na sede da DAE Jundiaí, abriu as portas nesta sexta-feira (22), Dia Mundial da Água, para um debate sobre regulação em saneamento. O encontro reuniu servidores e contou com palestras do superintendente adjunto de Regulação de Saneamento Básico da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA), Alexandre Anderáos, e do diretor administrativo e financeiro da Agência Reguladora PCJ (ARES-PCJ), Carlos de Oliveira.

Representantes da Agência Nacional das Águas e da ARES-PCJ abordaram o tema, conduzido pela diretora da DAE Ingrid Nascimento

Representantes da Cetesb, Sanasa Campinas, Companhia Saneamento de Jundiaí (CSJ), Sesi e conselheiros da DAE também participaram do evento, denominado “Uso consciente da água no Desenvolvimento Social: a importância da regulação nesse processo e o papel das Agências Reguladoras”. Os vereadores de Jundiaí Cristiano Lopes, Cícero da Saúde e Leandro Palmarini também marcaram presença.

O debate foi organizado pela Diretoria de Assuntos Regulatórios e Novos Negócios (DRN) da DAE. “Cada peça desta engrenagem chamada DAE é um servidor nosso. Somos uma empresa de excelência”, disse a diretora da área, Ingrid Nascimento.

Lopes ressaltou que Jundiaí é uma cidade privilegiada em diversos setores, em especial o saneamento. “Estamos entre as melhores cidades do País em saneamento, por isso o trabalho realizado pela DAE é tão importante”, avaliou.

“É o trabalho de cada um de nós que permitiu à DAE e à Jundiaí conquistar, esta semana, o posto entre as melhores em saneamento de todo o País”, afirmou o diretor presidente da empresa, Walter da Costa e Silva Filho. Ele lembrou que, desde 2014, os serviços prestados pela DAE são regulados pela ARES-PCJ. “É importante participarmos deste debate para que possamos entender como a regulação interfere em nossas rotinas”, reforçou.

Importância regional

O engenheiro Saint Clair, da Cetesb, disse que Jundiaí foi pioneira ao pensar em ações conjuntas, tal como o Comitê de Estudos e Recuperação do Rio Jundiaí (CERJU), criado em 1984 para promover a despoluição do rio Jundiaí, hoje reclassificado. “Jundiaí sempre esteve estruturada e em contato com outros municípios, e é modelo em saneamento”, elogiou.

Para o diretor financeiro da Sanasa Campinas, Pedro Cláudio, a DAE saiu na frente ao falar sobre regulação. “Saber mais sobre o tema vai permitir que as cidades avancem cada vez mais e de forma mais rápida. Em Jundiaí, os números do saneamento são referência.”

Assessoria de Comunicação – DAE Jundiaí

Fotos: DAE Jundiaí


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2024/03/22/no-dia-mundial-da-agua-dae-debate-regulacao-do-saneamento/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original