UPA da Região Leste é lançada oficialmente na Colônia

Publicada em 30/04/2015 às 16:34

O prefeito Pedro Bigardi se reuniu com moradores, na noite de quarta-feira (29), para anunciar as obras da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Região Leste. O encontro faz parte do programa Prefeitura em Ação e foi realizado no salão do Clube Atlético Náutico, na Colônia.

CONFIRA AS FOTOS DO PREFEITURA EM AÇÃO

A unidade ficará na Ponte São João e será a maior do País. Como um mini-hospital, a UPA terá o atendimento voltado aos bairros daquela região – que envolve bairros populosos como Jardim São Camilo, Jardim Tarumã, Jundiaí-Mirim, Caxambu e Ivoturucaia, entre outros.

MAIS PREFEITURA EM AÇÃO
No Jardim Tarumã, um novo passo para a saúde
São Camilo e Tarumã ganham áreas de lazer revitalizadas
Bigardi recebe elogios e demandas da população em Emeb

Pedro Bigardi explicou sobre a UPA: "Planejar o futuro"

Pedro Bigardi explicou sobre a UPA: “Planejar o futuro”

“Estamos definindo a responsável pela obra neste início de maio, entre 27 empresas inscritas na licitação. Como será um projeto grande e moderno, fizemos questão de esclarecer melhor os moradores antes do início”, afirmou o prefeito Pedro Bigardi, que estava acompanhado da primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade, Margarete Geraldo Bigardi, e da filha Patrícia.

Com 3 mil metros quadrados, a unidade vai funcionar 24 horas com capacidade para baixa e média complexidades, incluindo pequenas cirurgias e integração com o Samu. “Isso vai aliviar a demanda hoje concentrada no Hospital São Vicente de Paulo”, explicou Pedro Bigardi. O investimento federal é de R$ 8,5 milhões.

De acordo com o secretário de Saúde, Luís Carlos Casarin, a estimativa é dobrar o atendimento feito atualmente pelo pronto atendimento (PA) do bairro. “Teremos resolutividade e retaguarda diagnóstica”, afirmou ele, sobre os serviços previstos na unidade.

O prefeito sugeriu que os moradores organizem uma comissão para visitar a primeira unidade desse tipo, que está sendo concluída no Jardim Novo Horizonte. Serão quatro na cidade – as outras nas regiões Norte (Vila Hortolândia) e Sul (Vila Progresso) – beneficiando moradores pela proximidade e o hospital central por permitir o foco em casos de alta complexidade.

Compromisso
A cerimônia de apresentação do projeto contou com os vereadores Antonio de Pádua Pacheco, Rafael Antonucci, José Dias, Márcio Pentecostes de Souza, Paulo Malerba José Adair e Antonio Carlos Pereira Neto (Doca).

Líder do governo na Câmara, o vereador Gerson Sartori destacou aos moradores que a cooperação pela cidade tem sido a tônica da relação entre os poderes Legislativo e Executivo.

“Existe essa relação e, mais do que isso, o compromisso com a cidade de um prefeito que não deixa de se esforçar para buscar parcerias com os governos federal e estadual em torno das metas para melhorar a vida da população”, afirmou.

Além do secretário de Saúde, Luís Carlos Casarin, estiveram presentes também os secretários: de Obras, José Roberto Aprillanti Júnior; de Esportes e Lazer, Cristiano Lopes; de Administração e Gestão, Dênis Crupe; o secretário-chefe de Gabinete, Alan Piccolo, além do assessor especial para assuntos das coordenadorias, Vanderlei Victorino e de diretores da administração municipal.

Expectativas
A UPA Região Leste vai ser instalada em terreno da antiga Cerâmica Continental, na Ponte São João. Ela terá dois patamares com acessos localizados entre a avenida Luís Zorzetti, ao lado do córrego da Colônia, e a avenida Antenor Soares Gandra.

Para uma das moradoras do bairro, Sueli Nascibene, a apresentação mostrou com clareza os benefícios do projeto. “Agora é a ansiedade de ver pronto”, afirmou.

As quatro unidades do tipo UPA em Jundiaí reconfiguram a rede de saúde com um acesso intermediário surgindo entre o básico das unidades dos bairros e a emergência de alta complexidade dos hospitais. É uma meta do governo Pedro Bigardi.

Prefeitura em Ação
O prefeito Pedro Bigardi lembrou ainda que a solenidade faz parte do programa Prefeitura em Ação, realizado em abril na região Leste. Entre ampliações de escolas, instalação de academias ao ar livre ou áreas de lazer, construção de apartamentos para reurbanização do São Camilo, entrega de pavimentação no Ivoturucaia ou Ruy Barbosa e muitas outras atividades, ele avalia como importante o contato com a comunidade.

“É para todos nós um momento importante de mostrarmos que os trabalhos estão sendo feitos em toda a cidade e buscando melhorar cada bairro”, destacou.

Moradores e técnicos acompanharam o ato

Moradores e técnicos acompanharam o ato

José Arnaldo de Oliveira
Fotos: Dorival Pinheiro Filho


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2015/04/30/upa-regiao-leste-e-lancada-oficialmente-na-colonia/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original