Cobema faz castração de 250 animais em mutirão

Publicada em 08/08/2015 às 16:50

O sábado (8) foi de cuidado com os animais na vila Marlene. Isso porque a Coordenadoria do Bem-Estar Animal (Cobema) realizou no bairro a castração e microchipagem de 250 cães e gatos. Todos os procedimentos foram gratuitos e agendados previamente.

O morador do bairro, Lucas Willians Lean, levou o gato Tody, de oito meses. “A oportunidade é única. Muita gente não tem como arcar com os custos desse procedimento. Além disso, depois da castração os animais, principalmente os gatos, ficam mais caseiros”, comentou.

LEIA TAMBÉM
Pedro Bigardi prestigia transformação da Cobema
Cobema estimula adoção responsável no Estimacão
Jardim Botânico sobe no enquadramento de Ministério

Castração foi gratuita e atingiu 250 cães e gatos

Castração foi gratuita e atingiu 250 cães e gatos

Assim como ele, a protetora de animais Adriana Costa Veloso aproveitou a chance e levou dez gatinhos que serão destinados à adoção para a castração. “Recolho todos da rua, em parceria com uma amiga, cuido e em seguida coloco à disposição de quem quer tê-los em casa. E a castração é extremamente importante nesse processo todo. Controla o número de novos filhotes.”

Ação foi realizada pela Cobema e segue em outros bairros

Ação foi realizada pela Cobema e seguirá em outros bairros

De acordo com o responsável pela Coordenadoria do Bem-Estar Animal, Jonathann França Ribeiro, o bairro conta com muitos registros de abandono e maus tratos de animais e por isso foi escolhido para a ação. “A ideia é fazer o controle populacional e evitar o crescimento desordenado do número de cães e gatos.” Os moradores do bairro receberam panfletos informativos sobre posse responsável.

Segundo o coordenador, novos mutirões, ainda sem a data agendada, serão realizados até o final do ano. Bairros que passarão por reurbanização, como São Camilo e Novo Horizonte, no qual a Fundação Municipal de Ação Social (Fumas) está construindo moradias, serão atendidos. “A intenção é castrar, conscientizar e evitar o abandono durante a época da mudança. A microchipagem será muito importante nesse processo.” Outros bairros na programação são ainda Vila Maringá e Ivoturucaia.

Cobema
A Cobema tem recebido diversas melhorias. Recentemente, foram construídos dois canis coletivos, novo espaço para a socialização animal, pintura interna e externa da sede, sistema de monitoramento, um vet contêiner para atendimentos eletivos de baixa e média complexidade, três novos veterinários, serviços de exames veterinários e o programa de Educação de Guarda e Posse Responsável.

CONFIRA AS FOTOS DA VISITA DO PREFEITO À COBEMA

Luana Dias
Fotos: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2015/08/08/cobema-faz-castracao-250-animais-em-mutirao/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original