Nove de Julho ganha ciclofaixa no Dia Mundial Sem Carro

Publicada em 22/09/2015 às 14:19

No Dia Mundial Sem Carro (22 de setembro), a Prefeitura de Jundiaí promove uma ação inédita: ciclofaixa na avenida Nove de Julho. O trecho, nos dois sentidos, entre os cruzamentos com a rua São Lázaro e com a rua do Retiro, das 8h às 22h, faz parte da Semana Nacional do Trânsito.

LEIA TAMBÉM
Prefeito oficializa Semana Nacional do Trânsito
Um ipê-branco na Ponte Torta para comemorar o Dia da Árvore

 Ciclofaixa faz parte da Semana Nacional do Trânsito


Ciclofaixa faz parte da Semana Nacional do Trânsito

A ciclofaixa é uma parceria da Secretaria de Planejamento e Meio Ambiente com a Secretaria de Transportes, que visa chamar a atenção da população para a importância de equilibrar as diversas formas de mobilidade urbana, como a caminhada, o ciclismo, o transporte público e os veículos particulares.

De acordo com o secretário de Transportes, Wilson Folgozi, que acompanha a ação, o trânsito da avenida está em situação normal. “Os carros estão rodando mais lentos, mas não há congestionamento. A escolha da faixa da esquerda é para não atrapalha o acesso aos bairros.”

A iniciativa também busca um efeito educativo para a comunidade sobre a necessidade de estimular a mobilidade intermodal. “É preciso avançarmos na qualidade de vida e também urbana e essa data incentiva a consciência e a reflexão”, destaca a secretária de Planejamento e Meio Ambiente, Daniela da Câmara Sutti.

O participante da Associação de Ciclistas de Jundiaí, Alan Silvestre, aprova a ciclofaixa. “Esse é um momento de conscientização, não só para melhora do tráfego, mas como qualidade de vida”, comemorou.

“Este é um teste para avaliarmos novas ciclovias. Como os motoristas se comportam e como podemos estruturar melhor a ação na cidade”, completa Folgozi.

Ciclistas aprovam ação na avenida Nove de Julho

Ciclistas aprovam ação na avenida Nove de Julho

Aproveitando a ciclofaixa, nesta terça-feira (22), vai ocorrer o Passeio Ciclístico da Primavera, organizado pelo grupo Megabikers, com 10 km, com saída às 19h30, na avenida Nove de Julho, do bolsão embaixo do Viaduto da Avenida Jundiaí, com apoio de grupos como Pedala Jundiaí e remanescentes da Bicicletada.

Luiza Ronchi
Fotos: Cleber de Almeida


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2015/09/22/nove-de-julho-ganha-ciclofaixa-no-dia-mundial-sem-carro/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original