Trilhas para visitação

Circuito Base Ecológica – Casa do Conserveiro 

Figura Seta ↓ verdeNível de dificuldade baixo

15 visitantes por grupo

Esta trilha apresenta baixo grau de dificuldade, pois seus atrativos estão situados nas proximidades da Base Ecológica. Possuindo, aproximadamente, 1,6 km de extensão, é possível apreciar a vista panorâmica da cidade e a vegetação dos lajedos rochosos. Após a passagem pela bica de água não potável, o trajeto continua numa subida íngreme rumo à Casa do Conserveiro, hoje utilizada como apoio às atividades de educação ambiental.

Recomendada para crianças acompanhadas dos pais e ou responsável, visitantes acima de 14 anos, também acompanhados do responsável, adultos e idosos, todos precisam apresentar boas condições de saúde para caminhada.

 

Circuito Base Ecológica – Mirante

Figura Seta → laranjaNível de dificuldade médio

15 visitantes por grupo

Esta trilha apresenta médio grau de dificuldade principalmente por apresentar duas subidas íngremes após passagem pela bica de água não potável, atributo presente na trilha, até o término do circuito. Possuindo, aproximadamente, 3 km de extensão pode-se observar a mudança da vegetação Estacional Semidecídua para a Estacional Semidecídua de Altitude. Ao final da trilha, a 1.185 metros de altitude, é possível ter uma visão panorâmica da cidade e da região. No local, encontra-se um Mirante/Observatório Astronômico Kiko de Matheo, hoje em desuso, construído na década de 80 para avistar o Cometa Halley.

Recomendada para visitantes acima de 14 anos, acompanhados dos pais ou responsável, adultos e idosos, todos precisam apresentar boas condições de saúde para caminhada com subida e descida acentuada.

Circuito Base Ecológica – Paraíso

Figura Seta → laranjaNível de dificuldade médio

15 visitantes por grupo

Esta trilha apresenta médio grau de dificuldade, e é conhecida como Trilha do Paraíso em virtude da cachoeira de mesmo nome ser um atributo presente em seu trajeto. Possuindo, aproximadamente, 4,7 km de extensão esse circuito apresenta vários atributos paisagísticos evidenciando sua alta biodiversidade.

Recomendada para visitantes acima de 14 anos, acompanhados dos pais ou responsável, adultos e idosos, todos precisam apresentar boas condições de saúde para caminhada com maior extensão.

Circuito Base Ecológica – Córrego dos Morcegos

Figura Seta → laranjaNível de dificuldade médio

15 visitantes por grupo

Esta trilha apresenta médio grau de dificuldade. Possuindo, aproximadamente, 4,2 km de extensão, o visitante segue em trilha mais fechada e úmida margeando o Córrego dos Morcegos e finaliza em uma área com a presença de várias jabuticabeiras.

Recomendada para visitantes acima de 14 anos, acompanhados dos pais ou responsável, adultos e idosos, todos precisam apresentar boas condições de saúde para caminhada de maior extensão e com subida e descida acentuada.

Circuito Base Ecológica – Marco Geodésico

Figura Seta ↑ vermelhaNível de dificuldade alto

8 visitantes por grupo

Esta trilha apresenta alto grau de dificuldade, neste percurso nota-se a transição da floresta Estacional Semidecídua para Estacional Semidecídua de Altitude (vegetação característica de altitude). Possuindo, aproximadamente, 2 km de extensão é possível avistar os morros florestados da face leste da Serra do Japi, das zonas norte, sul e leste de Jundiaí, os limites do Pico do Jaraguá, a Serra dos Cristais e a Serra do Mursa, além da Serra da Cantareira da região de Atibaia, da Serra da Mantiqueira da região de Itatiba e finaliza no Marco Geodésico do IBGE, 1.180 metros de altitude.

Recomendada para visitantes acima de 14 anos, acompanhados dos pais ou responsável, adultos e idosos, todos precisam apresentar boas condições de saúde para caminhada com subida e descida muito acentuada.

Circuito Base Ecológica – Jabuticabeiras

Figura Seta ↑ vermelha

Nível de dificuldade alto

15 visitantes por grupo

Esta trilha apresenta alto grau de dificuldade, com uma extensão de, aproximadamente, 8 km apresenta vários atributos paisagísticos como a Cachoeira das Jabuticabeiras. Esta trilha percorre o ponto dentro da Reserva Biológica mais próximo da sua zona intangível (zona com mais alto grau de preservação e de uso restrito).

Recomendada para visitantes acima de 14 anos, acompanhados dos pais ou responsável, adultos e idosos, todos precisam apresentar boas condições de saúde para caminhada de maior extensão.


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/planejamento-e-meio-ambiente/visitacao-monitorada/circuitos-visitaveis-dentro-da-reserva/